sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alagoas =)

Sempre que via fotos de praias em blogs de algmas noivinhas sempre conseguia identificar as praias de Alagoas.. gente são as mais bonitas do Brasil, me desculpem 'litorâneas" mas não sei pq as praias de Alagoas saem mais lindas em fotos.. e hj fiquei toda toda, quando abri o msn.com e vi uma matéria sobre as praias de MEU ESTADO.. ENTÃO VIM AQUI deixar um gostinho de "quero ir" para vcs noivinhas que estão em dúvidas de onde passar a lua de mel... =)

As surpresas do norte de Alagoas
Por: Viaje Mais
Há quem diga que o litoral norte de Alagoas é o mais espetacular do Nordeste. Se não for, chega bem perto. Tanto que o trecho que vai de Maceió até o sul de Pernambuco recebeu o sugestivo nome de Costa Dourada. Outros o chamam de Costa dos Corais, por causa da imensa barreira de recifes que se estende por quase duas centenas de quilômetros e é responsável por criar praias, senão as mais belas, pelo menos as mais inusitadas do Brasil. São praias de águas calmas, bem transparentes e mornas, que mudam radicalmente de aparência conforme o movimento das marés. Na maré baixa, os recifes emergem, formando piscinas naturais, uma seqüência interminável delas. Em alguns pontos, o mar recua tanto até quase sumir de vista, tombando os barquinhos de pesca na areia. Em outros, dá para andar até um quilômetro mar adentro com água batendo nos joelhos. Quando a maré enche e o sol colabora (algo bem comum), o mar ganha matizes ora azul ora verde – ou as duas cores juntas, em degradê.
Alguns pontos desse litoral já se tornaram bastante conhecidos, como Maragogi, onde estão as maiores e mais famosas piscinas naturais do Estado. Outros, no entanto, começaram a ser descobertos não faz muito tempo, graças a mais eficiente técnica de marketing popular que já se inventou: o boca-a-boca.
Mesmo assim, a maior parte dos visitantes que vai a Maceió faz passeios até Sonho Verde ou, no máximo, até Barra de Santo Antônio, deixando de lado o melhor do litoral norte, que vai de São Miguel dos Milagres a Japaratinga. É o trecho chamado de Rota Ecológica (mais um apelido) que, além do sossego e das praias desertas, vem se firmando como um destino de charme, com pousadas supertransadas. Quase uma dezena delas surgiu nos últimos cinco anos, com destaque para a excepcional Pousada do Toque, a primeira e até hoje a melhor da região, localizada na praia de mesmo nome.
Fique ciente de que o litoral norte de Alagoas não se trata de um destino tipo bate-e-volta, como fazem supor algumas agências de turismo de Maceió. Até existem excursões em ônibus para as já citadas Sonho Verde, Barra de Santo Antônio e Maragogi, mas a melhor maneira de curtir esse roteiro é viajar de forma independente, alugar um carro e fazer seu próprio roteiro de viagem. Confira a seguir quais os melhores pontos para você programar as paradas.
Veja Fotos de Alagoas


Recifes emergem à superfície na maré baixa e revelam piscinas naturais, como essa em São Miguel dos Milagres.


Nada se compara ao azul-caribe do mar ao norte de Maragogi, caso da Praia de Antunes; faça o passeio de bugue que vai até a Ponta do Mangue.


Maragogi é a maior cidade do litoral norte de Alagoas, com cerca de 25 mil habitantes.


A Praia de Carro Quebrado, deserta e com falésias.


O movimento típico de uma segunda-feira de manhã no centrinho de Tatuamunha.


Os lagostins grelhados com banana-da-terra da Pousada do Toque, receita do dono, Nilo Burgarelli, chef de cozinha de mão cheia.


A Pousada Aldeia Beijupirá: bangalôs decorados com temas indígenas, uma boa piscina e redário.


Nas areias de Carro Quebrado o programa é caminhar e curtir o visual das falésias; quem tem disposição pode ir até a vizinha Praia do Morro.


O coqueiral parece engolir a pequena vila de Tatuamunha, na Rota Ecológica: um recanto de tranqüilidade no litoral norte alagoano.


Todo vilarejo da Rota Ecológica exibe sua estátua do Padre Cícero na pracinha, geralmente próxima a uma televisão pública onde o povo se junta para assistir à novela, caso de Barra do Camaragibe.


As boleiras de Riacho Doce na beira da AL-101 e seus bolos de nomes curiosos, como o Massabuba.


Um dos quiosques voltados para o ócio e a preguiça na Pousada do Toque, a primeira e ainda a melhor da Rota Ecológica.


Em Maragogi, pode-se contemplar tamanha beleza em um passeio de buggy com paradas em bancos de areia e pequenas piscinas naturais, o percurso é 90% pelas praias.


Alguns pontos desse litoral já se tornaram bastante conhecidos, como Maragogi, onde estão as maiores e mais famosas piscinas naturais do Estado.


Nas grandes piscinas naturais de Maragogi pode-se fazer mergulho com snorkel entre os recifes.

E aí noivinhas gostaram... meu Estado é lindo d+... =) problemas como todos outros.. mas Deus nos abençoôu com tanta beleza.. então sintam-se mais que convidadas a passar a Lua de Mel, férias, feriadões aqui NESSE PARAISO DAS ÁGUAS =)

bjs lindonas..
May=)

2 comentários:

Anônimo disse...

Carambaaa.. eu AMEI!
ADORO lugares assim, apesar de não conhecer mtos.. e meu noivinho tb!
A ideia caiu como uma luva viu.. Sempre fico na dúvida quando penso na lua de mel.. Em casa é que não quero ficar!!

beeijO.. Parabéns pela beleza do seu quintal!

Jahm disse...

May,

Me espera...
Quero irrrrrrrrrrrrrrrr!
rsrsrsrsrsr

BJahm