segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Solidariedade - Como vai a sua?

Olá amorinhas =)

Estou bem melhor, graças a Deus... estou nos antibióticos e vou marcar com minha ginico (quando descobrir quem é ela rs - brincadeira)... Então que hoje é o dia da Solidariedade =) Que legal né? E encontrei um texto super bacana no MSN, li a matéria inteira e achei tudo muito super interessante e resolvi compartilhar com vocês... 
Vamos a ela...
Fonte
 "É comemorado nessa segunda-feira (HOJE - 31.01.) o Dia da Solidariedade. No entanto, você já parou para pensar na quantidade de estresse que passamos diariamente, ao invés de ajudarmos o próximo? Imagine esta situação: um carro lhe dá uma fechada em um sinal, seu sangue sobe e você tem vontade de brigar, agredir, bater na pessoa. A explicação para tanta agressividade pode estar na tensão constante vivida pelo ser humano, provocada por fatores como violência e insegurança.
Recebemos também, diariamente, uma carga de energia eletromagnética (interessante) que interfere em nossos corpos, provenientes de computadores, micro-ondas, televisão, celular, etc. Tudo isso pode gerar atrofia e desequilíbrio no nosso cérebro reptiliano e na amigdala cerebral, (oi? rs) responsáveis por nossa capacidade de reação e ação. O cérebro reptiliano (meio alienígina né? -ingnorante total eu sou haha) é o primeiro a ser formado, no primeiro trimestre de gestação. Nele estão retidas funções animais como caçar, usada quando vamos ao supermercado comprar mantimentos e demarcar território, ao usar uma cadeira preferida ou ocupar um lugar específico à mesa. Já na amigdala cerebral está armazenada nossa capacidade de luta e fuga. Você pode optar por enfrentar uma situação, fugir dela ou ficar estagnado e estressado.
Atualmente o ser humano está em um limiar: de um lado temos a possibilidade de crescer em consciência e de outro podemos regredir e voltar à fase quase pré-histórica de perder a razão.(Isso é a mais pura verdade) E nos dias de hoje é impressionante como as pessoas perderam a capacidade de avaliar, julgar, ponderar ideias universais ou racionalizar.

Onde foi parar a nossa razão? (Hum.. boa pergunta, onde mesmo?)
Atualmente jovens agridem e matam pessoas por puro preconceito, filhos matam seus pais por herança e juízes adotam crianças para torturá-las. São tantos exemplos de histórias sem razão que nos chocam, que parece que há uma acomodação geral. Nos acostumamos com absurdos e, assim, nos poluímos!
E por que estamos tão agressivos? Uma das explicações para esta pergunta é que o cérebro reptiliano e a amigdala cerebral estão ficando calibrados de maneira distorcida, já que ficamos sem paciência, irritados e com medo. Este último estimula um estado de extrema reatividade. "Com medo de ser atingido, ele atirou primeiro!", costumam dizer algumas pessoas. E a causa de toda a agressividade é o ambiente que vivemos, como nossa casa, trabalho, pessoas que interagem conosco, notícias de jornal e televisão, além da energia dos aparelhos eletroeletrônicos.
O biólogo celular e autor do livro "A Biologia da Crença", Bruce Lipton, diz que o nosso código genético é vulnerável ao ambiente que estamos. E ele chega a seguinte conclusão: "A membrana celular funciona como uma espécie de chip e é programável. O comportamento biológico e a atividade genética estão dinamicamente ligados às informações do ambiente, que podem ser descarregadas (como um download) no interior da célula, que funciona como um computador", explica o especialista. Então, vamos refletir: se o seu filho vê muitos filmes de violência, o que está sendo programado nas células dele?
Percebo, pela minha experiência de terapeuta, (a dele tá gente, não sou eu rs) que o amor, a gratidão, o companheirismo e a educação estão dando espaço para a agressividade e a política do "eu primeiro", características claras do cérebro reptiliano. Por isso, precisamos sempre escolher em qual tipo de ambiente queremos produzir e nos inserir. Existem diversas técnicas terapêuticas que ajudam a nos equilibrar, como caminhada, yoga, meditação, reiki e bodytalk. Esta última tem um impacto importante na capacidade de recompor a dinâmica de equilíbrio do cérebro reptiliano e da amigdala cerebral.
Que tal começar o ano mudando o padrão da nossa mente para ficarmos menos agressivos e mais felizes e solidários?


Fonte - Observe esta imagem, é emocionante!

Interessante né a reportagem, traz uma abordagem científica para o que vivemos hoje, mas no fim não podemos culpar a sociedade por nossas atitudes, afinal somos nós que contruímos a sociedade em que vivemos... Pensemos então que nossas atitudes geram reações! Faça-mos o bem então. Como eu sempre falo: AME MAIS, SORRIA MAIS, VIVA MAIS! Ah o autor dá uma dica:
No site http://www.lucianobodytalk.com é possível aprender uma técnica de BodyTalk, chamada "equilíbrio dos córtices", que é eficaz na reestruturação das ondas cerebrais e no equilíbrio da mente.

Ainda não fui no site, nem testei a tal técnica, mas quem fizer vem contar se funciona?
Fico por aqui, hoje vou para o meu último dia de planejamento na escola, e amanhã começo a dar aula rs
bjs bjs
Fonte : MSN

5 comentários:

Allana Lays & Renan Lima disse...

Bom dia May!!!
Visita meu blog...
Tem selinho pra ti...
Beijão

Amanda Tintino disse...

Infelismente muitos estão acostumados a olhar somente pra si e não para o nosso próximo, quando o que tem valor é ser solidário, está disposto a ajudar sempre.
Bjos May
:D

Unknown disse...

May amei o texto!!!
Flor deixa eu perguntar, como você colocou esse passarinho do twitter? Achei super fofo =)
Beijos

Rose Quadros Cerimonial disse...

Oi querida! Deixei um selinho p vc no meu blog!
Beijosss

Jahm disse...

May,

Fica a vontade para divulgar ok?
Quanto mais gente souber que estou procurando uma pessoa com esse nome, mais provável encontrar né?
rsrsrsr
Obrigada pelo carinho!

BJahm